Rei Davi, o compositor de sucesso e sua influência musical


 o rei Davi exibida na TV Record

Um pequeno descuido na análise da história mundial da música poderá fazer com que alguém não se recorde que um dos primeiros músicos de que se tem notícia atendia pelo nome de Jubal. Notadamente sua veia artística vinha de seu pai Lameque, este, por sua vez, era descendente do questionadíssimo Caim.

O asiático Jubal inventou a flauta e a harpa, instrumentos de sopro e de corda, nascidos da inteligência desse homem incrédulo, mas que, essencialmente, foram forjados pela liberação divina a Jubal.

Dando um salto futurístico, chegamos ao jovem músico Davi – também asiático – conhecido harpista de seu tempo e que, ainda em razão daquela essência divina retromencionada, embutida na origem da música, conseguia através da execução de seu instrumento trazer calmaria aos momentos de crises existenciais do monarca que o sucedera, o rei Saul, sendo que seus dramas psicológicos eram patrocinados pelo crítico ferrenho da paz.

Eis aí, então, uma das funções mais terapêuticas e imorredouras da música divinamente inspirada: trazer paz ao espírito do homem!

A música fervilhava na corrente sanguínea do boa-pinta Davi – faria sucesso hoje com sua aparência de galã – e ele desenvolveu esse dom de compor propagando-o através de seus lindíssimos salmos, que, por sua vez, foram eficazmente divulgados pela mídia bíblica. Mídia esta tão forte que suas músicas ficaram conhecidas nos quatro pontos cardeais do planeta Terra e ainda foram guindadas à condição de sucessos imortais.

Agora mesmo a TV Record exibe uma série sobre o filho de Jessé.

É! O rei Davi tornou-se cult!

Não nos esqueçamos, contudo, que sua fonte inspiradora sempre esteve no Deus que, acumulando função, era também seu Pastor.

Hoje, a influência musical do rei de Israel permanece viva através da imortalidade de suas canções salmodiadas, tendo diversos intérpretes brasileiros e estrangeiros usufruindo de suas obras.


Pr. Caio Fábio Capa do CD Do outro lado do mar, de João Alexandre
A arte musical do pastor e compositor Davi também fez discípulos, como é o caso do também pastor Caio Fábio, autor da música “Do outro lado do mar”, composta em coautoria com o grande João Alexandre, incluída no CD homônimo do cantor carioca.

O disco traz também uma participação especial de Leonardo Gonçalves em dueto com João Alexandre no soul “Quem diz a verdade”.

A letra de Caio Fábio é um poema sobre o episódio em que Jesus aparece aos discípulos – no imaginário deles, um fantasma! – quando navegavam para Genesaré.

Verdadeiramente, não ficamos órfãos do talento musical do rei Davi, dada à força de sua música, e ainda fomos brindados com outros pastores que escrevem tão bem quanto o homem segundo o coração de Deus escrevia.

Vale aqui a dica para o excelente disco do poeta-cantor João Alexandre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BUSCAI AO SENHOR

DEIXAR É AMAR